sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Qualidade de Vida Cápitulo 1

Qualidade de vida LUCZ consultoria

Hoje uma das preocupações de todos nós é com a Qualidade de Vida (QV),muito se fala sobre o tema, mas afinal o que é Qualidade de Vida?
A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas.
A conceitualização da Qualidade de Vida (QV) é uma tarefa difícil, tendo em vista seu caráter subjetivo, sua complexidade e suas várias dimensões. A QV de uma pessoa depende de fatores intrínsecos e extrínsecos, variando de pessoa para pessoa e estando sujeito a influências de seu cotidiano, onde vive, seus hábitos e estilo de vida.
 
Capítulo 1 - A importância de beber água
 
 
Como ja devem ter ouvido por aí, nós somo feitos praticamente de água, pois a sua presença no nosso corpo é de cerca de 70%. Ela é fundamental para que vários processos metabólicos e fisiológicos, aconteçam no nosso organismo. De que é constituído o nosso sangue? De água! Como são transportados o oxigénio  e os nutrientes que ingerimos, até ás nossas células? Através da água... Como é regulada a temperatura no nosso corpo? Através da água! Como são eliminadas as toxinas presentes no nosso organismo? Através da água! Bem, acho que já deu para ter uma ideia, de porquê que é importante mantermo-nos sempre hidratados.
Se tivermos esta regra em mente na nossa rotina diária, podemos sim, ajudar a prevenir alguns problemas de saúde.
 
Por exemplo, as famosa "pedras nos rins" são causadas por falta de água... o que acontece é que, a urina antes de ir para a bexiga, que é o seu último lar antes de ser eliminada, é formada nos rins. Então e o que acontece nos rins? É lá que são filtrados os sais e tóxinas que estão presentes em excesso no nosso sangue, que depois são diluídos em água, formando a urina.
 
Imagem retirada da internet
 
Se bebermos bastante água, o processo corre naturalmente, pois o nosso corpo tem os níveis de água suficientes, e não tem problema em doar a água em excesso para os rins, deixando-o diluir as tais tóxinas, enviando depois a urina para a bexiga.
Se por outro lado, bebermos pouca água, o nosso corpo vai ser "forreta" na quantidade de água que fornece aos rins. Com isto, as tóxinas vão se acumulando, criando uma urina mais concentrada. Se essas tóxinas forem das que podem sedimentar e empedrar, como o cálcio por ex., podem formar umas pedrinhas, que dependendo do tamanho, podem obstruir o canal (ureter) de ligação á bexiga, criando dor
 
Semana que vem...
Capítulo 2 - A importância do lazer!!!!