quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Por quê...

...a gente boceja?

Por que a gente boceja?
Quando estamos com sono, uma coisa é certa: a gente vai bocejar. Mas você sabe por que isso acontece?
O bocejo é uma forma que o nosso corpo encontrou de avisar que precisamos de um tempo. Quando estamos cansados, o nosso cérebro "manda" os músculos do rosto se contraírem e o movimento de abrir a boca produz uma substância que nos ajuda a ficar acordados.
Agora, por que a gente boceja quando vê outra pessoa bocejar? Ainda não se sabe direito, mas o efeito é o mesmo de quando vemos alguém dar risada ou até mesmo chorar.

...chove?

Você sabe por que chove?
Com certeza você conhece alguém que sempre anda com um guarda-chuva, não é mesmo? Nunca se sabe quando vai chover e é sempre bom estar preparado. Mas você sabe exatamente por que chove?
Na verdade, a chuva é um fenômeno bem simples. Quando está calor, a água dos rios, oceanos, lagos e até poças da água evapora (vira gás), e vai para o céu. Ali, ela se transforma em gotas de água e forma as nuvens.
Depois de um tempo, essas nuvens ficam "cheias", ou seja, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores. É neste momento, quando elas estão muito "pesadas", que acontece a chuva.
Ah, e esse ciclo é constante, viu. A água que caiu do céu evapora e acontece tudo novamente.

...sentimos sede?

Por que sentimos sede?
Descobri que quando corremos, respiramos, fazemos xixi ou suamos, nosso corpo perde muita água, e para não ficarmos desidratados, nosso organismo produz hormônios que nos dão a sensação de sede, avisando que precisamos beber água.
Beba bastante água, principalmente nos dias quentes, pois além de nos refrescar, ela é essencial para ajudar o nosso corpo a funcionar bem.

... tem ondas no mar?

Por que tem ondas no mar?Adoramos ir à praia para fazer castelinhos de areia e brincar na água. Às vezes, enquanto nos divertimos no mar calmo, vem uma onda e nos pega de surpresa.

As ondas são formadas pelas correntes de vento que vêm do alto mar e as empurram em sentido à praia. Quanto mais distante e forte são os ventos, maiores serão as ondas. Existem também ondas geradas pelo tremor das superfícies terrestres ou quedas de pedaços de montanhas no mar.

Como algumas ondas surgem de repente, tome sempre cuidado ao brincar na água.

...A GENTE TEM CHULÉ?

POR QUE A GENTE TEM CHULÉ?
Quando usamos tênis ou qualquer sapato fechado, nossos pés ficam molhados por causa do suor. Esse ambiente é perfeito para o crescimento das bactérias (bichinhos bem pequenos), que são as responsáveis por deixar nossos pés com mau cheiro.

 

 

 

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

POR QUE A GENTE SENTE CÓCEGAS?


Hoje eu passei por aqui para falar de algo que a gente não controla e que todo mundo tem: cócegas! Você sabe por que a sentimos?
Bom, os cientistas dizem que sentir cócegas é uma reação de defesa do corpo, desenvolvida há muito tempo atrás.  Imagine que algo toque a sua pele, como um inseto pequeno ou até mesmo uma aranha. Pois bem, automaticamente, você irá sentir cócegas e ficará em alerta.
Agora, por que você ri quando alguém lhe faz cócegas? Na verdade, essa risada não é a mesma de quando estamos felizes ou achamos algo engraçado. Ela é uma reação de nervosismo que se transforma em risada.
Interessante, não é?
Por que a gente sente cócegas?

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Deine Freunde

uma banda divertida de alemães,quer conhece-los? então veja estas músicas deles:

Oma gib mir Schokolade


o vídeo fala sobre moços que não querem comer frutas e verduras e então,eles vão para a casa da oma, a avó deles, e pedem Schokolade, chocolate, porque sabem que lá eles ganham.

nome em português:"Vovó me de chocolate"


Wie schön, dass Du geboren bist 


Este video mostra um aniversário, com brincadeiras e jogos tradicionais.


gostou?

maculelê

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.


A História do maculelê

A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito. Estas lendas, naturalmente, vieram da tradição oral característica às culturas afro-brasileira e indígena da época do Brasil Colônia e inevitavelmente sofreram alterações ao longo do tempo.
Em uma delas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado pelos mesmos, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio. Certa vez Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo.
Outra lenda fala do guerreiro indígena Maculelê, um índio preguiçoso e que não fazia nada certo; por esta razão, os demais homens da tribo saíam em busca de alimento e deixavam-no na tribo com as mulheres, os idosos e as crianças. Uma tribo rival ataca, aproveitando-se da ausência dos caçadores. Para defender a sua tribo, Maculelê, armado apenas com dois bastões já que os demais índios da sua tribo haviam levado todas as armas para caçar, enfrenta e mata os invasores da tribo inimiga, morrendo pelas feridas do combate. Maculelê passa a ser o herói da tribo e sua técnica reverenciada.
Existem diferentes versões para cada lenda, mas a maioria mantém como base o ataque rival, a resistência solitária e a improvisação dos dois bastões como arma. O maculelê atual, usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais.
O maculelê é uma dança que pode envolver mulheres e homens.


A Coreografia